Fábrica Nossa Senhora da Ponte

Av. Dr. Afonso Vergueiro, nº 1700 Centro, Sorocaba – SP 18075-370

A Fábrica Nossa Senhora da Ponte, fundada em 1881 e inaugurada no ano seguinte por Manoel José da Fonseca, foi uma indústria têxtil de relevante importância para o crescimento da cidade, em diversos aspectos. Na época um dos elementos que fomentava a economia local era o transporte de algodão, através da estação ferroviária da cidade e, por esse motivo, um forte complexo industrial do ramo têxtil começou a ser construído. Em 1913, no mesmo terreno, foi construída a Fábrica Santo Antônio, como expansão da recém-fundada Companhia Nacional de Estamparia – CIANE.

Por conta do complexo de indústrias têxteis que estava em desenvolvimento na época, uma usina hidroelétrica foi construída em Pilar do Sul para atender a necessidade de energia elétrica das fábricas. Em 1914 a fábrica foi vendida para o Comendador Francisco Scarpa que alterou a razão social da empresa para Companhia Fiação e Tecidos Nossa Senhora do Carmo.

Questões administrativas e operacionais acabaram juntando as duas indústrias, Nossa Senhora da Ponte e Santo Antônio, provocando alterações na estrutura da empesa a fim de melhorar sua circulação interna, portaria e pátios de serviço. A aproximação do complexo industrial com a Estação Ferroviária da cidade foi extremamente importante para o desenvolvimento econômico, uma vez que movimentava dois componentes primordiais da cidade, que empregavam a mão de obra local e desenvolviam a infraestrutura do município.

O conjunto arquitetônico harmonioso marca a quem visitava e visita a cidade. Atualmente é formado por prédios que apresentam uma mistura de estilo clássico inglês com alvenaria externa em tijolos aparentes. A fábrica Nossa Senhora da Ponte, devido a dificuldades financeiras e outros problemas de administração, foi desativada em outubro de 1991. A parte do terreno que abrigava a fábrica Santo Antônio foi demolida para a construção do atual terminal de ônibus Santo Antônio. A parte da fábrica Nossa Senhora da Ponte, durante um período, foi utilizada para a realização de cursos, feiras, e Biblioteca Municipal, mas, desde 2013 tornou-se o Shopping Pátio Cianê.

Avenida Dr. Afonso Vergueiro, nº 823 – Centro | CEP: 18075-370

Clique aqui para acessar o mapa

E-mail: prefeitura@sorocaba.sp.gov.br

© Copyright 2023 by sorocaba.sp.gov.br | Desenvolvido por