Boas práticas e convivência nas redes sociais

Com o objetivo de estabelecer uma relação transparente e construtiva para com a população na página oficial de turismo da Prefeitura Municipal de Sorocaba – a Visite Sorocaba, para acessar clique AQUI – desenvolveu-se algumas dicas de boas práticas e convivência, embasadas no respeito para com todos nas postagens promovidas pela página:

• A página tem o intuito de promover o turismo da cidade de Sorocaba, como seus atrativos, eventos e demais informações relacionadas, e é um espaço para compartilhar opiniões e debates construtivos, e não para desqualificar outros visitantes da página ou terceiros;

• Todas as informações postadas em comentários e publicações são públicas, portanto ao postar qualquer dado pessoal, assume que o mesmo poderá ser visto pelos demais visitantes da página e seus administradores;

• O tratamento verbal deve ser, impreterivelmente, baseado no respeito, portanto utilize uma linguagem adequada e apropriada. Palavras de desrespeito, baixo calão ou com conteúdo ofensivo serão ocultas e excluídas. Caso o comportamento for recorrente, o responsável poderá ser banido.

• Não é permitido publicação/divulgação de material publicitário;

• Não é permitido utilizar o ambiente para fazer ou promover negócios;

• Temos de preservar o bom uso da página, portanto os administradores reservam-se o direito de eliminar, sem direito a réplica, qualquer conteúdo/postagem na página que considerar inapropriado, como: conteúdo publicitário ou propaganda pessoal ou de terceiros; comentários negativos que promoverem o insulto, incitação ao ódio ou à violência, calúnia, difamação, assédio e discriminação;

• Por fim, a ofensa ou ameaça de pessoas ou instituições, a violação dos direitos autorais, e qualquer comportamento considerado desrespeitoso pode ser denunciado, pois existem ordenamentos jurídicos que podem ser aplicados em caso de uso indevido das mídias sociais.

Qualquer dúvida ou sugestão, por gentileza contatar via:

Tel.: (15) 3233-2034 e (15) 3211-2143

E-mail: turismo@sorocaba.sp.gov.br

Este material foi embasado nas seguintes referências:

Manual de Orientação para Redes Sociais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM). Disponível em: <http://www.secom.gov.br/pdfs-da-area-de-orientacoes-gerais/internet-e-redes-sociais/secommanualredessociaisout2012_pdf.pdf>.

Manual de Conduta em Mídias Sociais da Embrapa. Disponível em: <http://manualmidias.sct.embrapa.br/documentos/manual_de_conduta_em_midias_sociais_edicao_1.pdf>.

Última atualização: out/2018

E-mail: prefeitura@sorocaba.sp.gov.br