Praça Santa Cruz / Santa Cruz

Santa Cruz

Na praça situada na confluência das ruas DR. Nogueira Martins e Santa Clara, está chantada uma grande cruz que representa a tradição cristã do povo sorocabano herdada de seus fundadores.

Marca a assinatura do termo da Santa Cruz da Composição, entre os vereadores da época e os monges beneditinos e que colocou um ponto final ao primeiro impasse Jurídico-administrativo de Sorocaba e que se arrastou por quase cinquenta anos.

Essa pendência foi gerada pela petição assinada pelo filho de Baltazar Fernandes, Manoel Fernandes de Abreu, reivindicando a posse das terras doadas aos beneditinos e estes ameaçando deixar Sorocaba definitivamente.

Finalmente, a 02/07/1728, as partes entraram em acordo, sendo assinado entre elas o Termo de Santa Cruz da Composição, ponto final do impasse.

LOCAL: Largo Santa Cruz

DIZ A PLACA: Aqui Baltazar Fernandes erigiu a 1ª Santa Cruz do Senhor Jesus Cristo.

A cidade agradecida, em seu III Centenário. 03-V-1954

Dr. Nogueira Martins e Santa Clara
+ Informações
+ Sorocaba