Rio Sorocaba

Rio Sorocaba

  • Compartilhe:

O rio Sorocaba, considerado o maior e mais importante afluente da margem esquerda do rio Tietê, possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km considerando seu leito em trajeto natural (Smith, 2003). É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, o reservatório de Itupararanga .

Merecem destaque também os rios que contribuem para formar o rio Sorocaba, como o córrego do Carmo, Ribeirão da Ponte Lavrada, dos Pereiras, da Vargem Grande, todos desaguando no rio Sorocamirim, o ribeirão Murundu, rio Una e Córrego Votorantim, que deságuam no rio Sorocabuçu. Além dos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, outros pequenos riachos  formados na Serra de São Francisco deságuam no rio Sorocaba, mais precisamente na represa, contribuindo com a sua formação.

Ao sair da represa, o rio, que após ter grande parte de suas águas retidas no reservatório, não passa de um fio d’água. Atravessa a Serra de São Francisco, passando por Votorantim e até chegar à cidade de Sorocaba é um rio de montanhas, com grande desnível. Seu volume de água vai aumentado à medida que passa por esses municípios recebendo água de inúmeros afluentes.

O rio Sorocaba e seus tributários pertencem à bacia do rio Sorocaba e Médio Tietê, a qual apresenta uma declividade média de 0,28%, mostrando que possui, em média, baixa velocidade de escoamento (Smith, 2003). O fato contribui para que ao longo do seu percurso, o rio Sorocaba apresente inúmeras lagoas marginais, como as localizadas na zona urbana de Sorocaba, mais precisamente nos bairros Jardim Sandra, Iguatemi, Vitória Régia e Itavuvu, assim como em seu trecho médio e baixo. Ainda em Sorocaba, o rio teve seu trajeto retificado,  e após passar pelo município, segue seu curso, passando pelos municípios de Iperó, Tatuí e Cerquilho, até chegar a Laranjal Paulista, onde deságua no rio Tietê.

 

ENDEREÇO

Avenida Dom Aguirre

 

FONTE DE INFORMAÇÃO

SMITH, W. S. 2003. Os peixes do rio Sorocaba: A história de uma bacia hidrográfica. Sorocaba, SP: Editora TCM. 160p.

SMITH, W. S. 2014. Conectando Peixes, Rios e Pessoas: como o homem se relaciona com os rios e com a migração dos peixes. Sorocaba, SP: Editora Santa Edwiges. 104p.

Relacionados

Av. Dom Aguirre
       Sorocaba - SP
+ Informações
+ Sorocaba
+ Turismo
Agenda de Eventos
Atrativos – Arquitetônicos e Religiosos
Atrativos – Culturais
Atrativos – Museus Sorocabanos
Atrativos – Parques e Praças
Cadastur
Conselho Municipal de Turismo – COMTUR
Observação de Aves
RT "História & Aventuras"
Tem + Atrativos