Praça Frei Baraúna / Obelisco ao Pracinha, Marco Zero, Monumento ao Centenário Presbiteriano e Oficina Cultural Grande Otelo

Praça Frei Baraúna / Obelisco ao Pracinha, Marco Zero, Monumento ao Centenário Presbiteriano e Oficina Cultural Grande Otelo

  • Compartilhe:

Atrativos

Oficina Cultural Grande Otelo (Antigo Fórum), Obelisco aos Combatentes da Força Expedicionária – FE, homenagem aos pracinhas Sorocabanos combatentes na II Guerra Mundial, Marco Geográfico (Ponto Zero) e o Monumento ao Centenário da Igreja Presbiteriana.

 

Obelisco

No centro da praça, ergue-se o obelisco, inaugurado em 1948, em homenagem aos pracinhas, soldados brasileiros que participaram da Campanha da Itália (1944-1945) durante a II Guerra Mundial (1939-1945). Seguiram para a Europa 25.334 homens no período de 02/07/44 a 08/02/45, dentre eles 109 sorocabanos. Em 239 dias de ação contínua contra o inimigo (06/11/44 a 02/05/45), a Força Expedicionária Brasileira – FEB – fez 20.573 prisioneiros e obteve vitória em Camaiore, Monte Pramo, Monte Castelo, Castelnuovo, Montese, Zocca, Colechio e Fornovo. Foram mortos 451 brasileiros sendo 2 sorocabanos, cujos nomes constantes na placa do monumento estão assinalados com uma cruz. A construção deste monumento foi resultado da campanha promovida pela Sociedade Amigos de Sorocaba, liderada por Álvaro Nuno Pereira

Contingente militar terrestre combateu os exércitos da Alemanha nazista e da Itália fascista.

DIZ A PLACA

Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Secção de Sorocaba. À Pátria tudo se dá e nada se pede. Heróis que Sorocaba enviou aos campos de batalha da Itália, durante 2ª Guerra Mundial: 1944 – 1945.

Homenagem dos ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana à gloriosa Força Expedicionária. 08/05/1965

Obelisco: Inaugurado em 07/09/1948

Local: Praça Frei Baraúna

 

Oficina Cultural “Grande Otelo”

Em 1937, tem início a construção do novo prédio do Fórum (o segundo), que demorou a ser concluído. Em 1941, aproveitaram-se os alicerces da obra para nele instalarem um grande palco e altar, utilizados no I Congresso Eucarístico Diocesano de Sorocaba.

No local funcionaram os Cartórios, o Júri e o Juizado de Menores em cuja “cadeinha” permaneciam os menores infratores.

O Fórum tornou-se pequena frente ao crescimento de suas atividades. Na década de 1970, foi transferido para a Praça da Maçonaria, no Jardim Paulistano.

O antigo prédio do Fórum foi transferido para a Delegacia Regional da Cultura, órgão do Estado de São Paulo. Passaram a funcionar, também, no local a Biblioteca Braille (1985), Biblioteca Infantil Municipal (1986), Centro de Folclore de Sorocaba (1986), Núcleo de Memória do Teatro Sorocabano (1986) e Orquestra Sinfônica Municipal (1987). Em 1990, o prédio é reformado e nele se instala a Oficina Cultural Grande Otelo, desenvolvendo atividades culturais na cidade e região.

 

Marco Zero

Resultado de um levantamento feito pelo governo federal, este marco geográfico fincado na Praça Baraúna, assinala a posição de Sorocaba no mundo: 23º29’57”, latitude sul e 47º27’25” longitude oeste, numa altitude média de 600 metros sobre o nível do mar.

 

Monumento ao Centenário da Igreja Presbiteriana

Este monumento erigido em uma das avenidas internas da Praça Frei Baraúna, lembra o trabalho evangélico das Igrejas Presbiterianas de Sorocaba cujo centenário se comemorou em 1969.

O Presbiterianismo é um sistema eclesiástico preconizado por Calvino, no século XVI, que entrega o governo das igrejas a um colégio misto, composto de pastores e leigos, chamado presbyterium.

Tal sistema do governo se processa tanto no nível da congregação local (Conselho da Igreja) quanto regional(Presbitério e Sínodo) e no nacional (Assembleia Geral). A primeira manifestação de reforma, no Brasil, ocorreu em 1.557, com a chegada de um grupo de hunguenotes, tendo o presbiterianismo se estabelecido em 1.859, com a vinda do missionário Ashbel Green Simonton.

LOCAL:

Praça Frei Baraúna

DIZ A PLACA:

Igreja Presbiteriana de Sorocaba

1º Centenário – 1869 – 1969.

Relacionados

Rua Cesário Mota, 145
       Centro - Sorocaba/SP
+ Informações
+ Sorocaba
+ Turismo
Agenda de Eventos
Atrativos – Arquitetônicos e Religiosos
Atrativos – Culturais
Atrativos – Museus Sorocabanos
Atrativos – Parques e Praças
Cadastur
Conselho Municipal de Turismo – COMTUR
Observação de Aves
RT "História & Aventuras"
Tem + Atrativos