Praça dos Tropeiros / Monumento ao Tropeiro e ao Algodão

Praça dos Tropeiros / Monumento ao Tropeiro e ao Algodão

  • Compartilhe:

A Praça do Tropeiro Homenageia o Tropeirismo, período histórico de um dos principais ciclos econômicos de Sorocaba.

Monumento ao Tropeiro

O monumento foi oferecido a Sorocaba em seu 3º Centenário, pelo Conde Francisco Matarazzo Júnior, em reconhecimento a cidade que o acolheu e foi berço das grandes atividades industriais da família Matarazzo. O tropeiro é como um soldado desconhecido, um anônimo, que representa todos aqueles personagens históricos que sucederam aos bandeirantes na história do Brasil. Durante 150 anos eles fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e semeando cidades. E Sorocaba, foi a sede dos tropeiros e das feiras de muares, para onde acorriam homens de negócios de todo país, rende, neste belo monumento equestre, mostrando o tropeiro em sua montaria, a eterna homenagem a esta legendária figura.

Local: Avenida São Paulo

Diz a Placa: Monumento ao Tropeiro. Homenagem sa S/A Indústria Reunidas Francisco Matarazzo ao bandeirante das estradas, exemplo de disciplinas, métodos e tenacidade. Colaborador modesto e paciente da grandeza nacional. 3º Centenário de Sorocaba. 1654-1954.

 

Monumento ao Algodão

Inaugurado em 23 de dezembro de 1972, na Praça do Tropeiro, um pequeno obelisco lembra uma vocação pioneira da gente sorocabana: o plantio do algodão em Sorocaba.

Com a guerra da Secessão dos Estados Unidos, os teares da Inglaterra ficaram sem matéria-prima para trabalhar. Sorocaba, pioneiramente, aceitou o desafio de plantar algodão e em pouco tempo ele era exportado para os países que dele necessitavam As primeiras sementes foram plantadas em solo sorocabano em 1586. Luiz Maylasky foi um dos maiores compradores de algodão da região de Sorocaba e isto influenciou na construção da Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 10/07/1875. Foi, também, nesta época, que teve início o nosso parque industrial de fiação, tecelagem e tinturaria.

Local: Avenida São Paulo

Diz a placa: Este marco histórico inspirado na iniciativa do Comentador Dr. Enzo Silveira, Presidente da Sociedade de Heráldica e Medalística, foi construído pelo Prefeito José Crespo Gonzales e inaugurado em 23/12/1972. Hosanas aos pioneiros nas terras generosas de Sorocaba. Aos 22/12/1861, foram lançadas as primeiras sementes de algodão em solo paulista que depois se multiplicaram por todo o Brasil.

Relacionados

Av. São Paulo
       Ao lado da Santa Casa
+ Informações
+ Sorocaba
+ Turismo
Agenda de Eventos
Atrativos – Arquitetônicos e Religiosos
Atrativos – Culturais
Atrativos – Museus Sorocabanos
Atrativos – Parques e Praças
Cadastur
Conselho Municipal de Turismo – COMTUR
Observação de Aves
RT "História & Aventuras"
Tem + Atrativos