Monumento ao Algodão

  • Compartilhe:

Inaugurado em 23 de dezembro de 1972, na Praça do Tropeiro, um pequeno obelisco lembra uma vocação pioneira da gente sorocabana: o plantio do algodão em Sorocaba.

Com a guerra da Secessão dos Estados Unidos, os teares da Inglaterra ficaram sem matéria-prima para trabalhar. Sorocaba, pioneiramente, aceitou o desafio de plantar algodão e em pouco tempo ele era exportado para os países que dele necessitavam As primeiras sementes foram plantadas em solo sorocabano em 1586. Luiz Maylasky foi um dos maiores compradores de algodão da região de Sorocaba e isto influenciou na construção da Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 10/07/1875. Foi, também, nesta época, que teve início o nosso parque industrial de fiação, tecelagem e tinturaria.

 

LOCAL: Avenida São Paulo

DIZ A PLACA: Este marco histórico inspirado na iniciativa do Comentador Dr. Enzo Silveira, Presidente  da Sociedade  de Heráldica  e Medalística, foi construído  pelo  Prefeito José Crespo Gonzales e inaugurado em 23/12/1972.

Hosanas aos pioneiros nas terras generosas de Sorocaba. Aos 22/12/1861, foram lançadas as primeiras sementes de algodão em solo paulista que depois se multiplicaram por todo o Brasil.

Relacionados

+ Informações
+ Sorocaba
+ Turismo
Agenda de Eventos
Atrativos – Arquitetônicos e Religiosos
Atrativos – Culturais
Atrativos – Museus Sorocabanos
Atrativos – Parques e Praças
Cadastur
Conselho Municipal de Turismo – COMTUR
Observação de Aves
RT "História & Aventuras"
Tem + Atrativos