Igreja Sant’ana e Mosteiro São Bento

Igreja Sant’ana e Mosteiro São Bento

  • Compartilhe:

A Igreja de Sant’ana e o Mosteiro de São Bento de Sorocaba foram construídos por volta de 1654, pelos escravos do fundador da cidade, Baltazar Fernandes. A igreja foi a primeira capela de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da cidade. o Mosteiro é o único da Congregação Beneditina do Brasil que mantêm sua originalidade, uma vez que seu prédio é tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT.

O Mosteiro, além de ser um grande atrativo para fiéis, abriga preciosidades, como o altar-mor esculpido com madeira que foi trazido de Portugal. No local esta sepultado o pai do Bandeirante sorocabano Pascoal Moreira Cabral.

Devido ao processo de deterioração que o local sofreu ao longo dos anos, principalmente por seu abandono, o mosteiro foi fechado em 1910. No presente, o lugar passa por uma intensa obra de restauro.

Uma curiosidade sobre o espaço é que em 23 de abril de 2010, os Correios do Brasil lançaram um selo comemorativo em homenagem aos 350 anos do mosteiro de São Bento.

 

ENDEREÇO

Largo de São Bento, 62 – Centro

Relacionados

Largo de São Bento, 62 - Centro
       18035-240
+ Informações
+ Sorocaba
+ Turismo
Agenda de Eventos
Atrativos – Arquitetônicos e Religiosos
Atrativos – Culturais
Atrativos – Museus Sorocabanos
Atrativos – Parques e Praças
Cadastur
Conselho Municipal de Turismo – COMTUR
Observação de Aves
RT "História & Aventuras"
Tem + Atrativos