Dados Gerais

Dados Gerais

  • Compartilhe:

Sorocaba abrange uma área de 456 km², e está situada na região sudeste do Estado de São Paulo, a 100 km da capital paulista. Tem latitude de 23.5062º, longitude de 47.4559º e altitude de 601 metros, e faz divisa com os municípios de Votorantim (sul), Salto de Pirapora (sudoeste), Araçoiaba da Serra (oeste), Iperó (noroeste), Porto Feliz (norte), Itu (nordeste), Mairinque (leste) e Alumínio (sudeste).

Sua temperatura média é de 20 Cº, sendo que a máxima chega a 38,6 Cº e a mínima a 1,8 Cº. Os meses mais frios são Junho e Julho e os mais quentes são Dezembro e Janeiro. Com relação aos menos chuvosos tem-se: Janeiro, Fevereiro, Março, Junho, Julho e Agosto.

O município é uma das principais cidades referência no Brasil em termos de desenvolvimento econômico e industrial. As principais atividades econômicas são as indústrias de máquinas, automobilística, siderúrgica, metalúrgica pesada, autopeças e mecânicas.

Sorocaba, além de possuir ótima infraestrutura urbana, com praças, parques, ciclovias, escolas, creches e unidades de saúde, é sede da Região Metropolitana, com aproximadamente 2,2 milhões de habitantes, que representa 4,6% da população estadual. Representa cerca de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista. A Região é composta por 27 municípios, agrupados em três sub-regiões:

  • Sub-região 1: Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Itapetininga.

  • Sub-região 2: Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque.

  • Sub-região 3: Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.

Relacionados

+ Informações
+ Sorocaba
+ Turismo
Agenda de Eventos
Atrativos – Arquitetônicos e Religiosos
Atrativos – Culturais
Atrativos – Museus Sorocabanos
Atrativos – Parques e Praças
Cadastur
Conselho Municipal de Turismo – COMTUR
Observação de Aves
RT "História & Aventuras"
Tem + Atrativos