Conheça a Região Turística

Conheça a Região Turística

  • Compartilhe:

História & Aventuras

Sorocaba é integrante da Região Turística (RT) História & Aventuras, que engloba os municípios de Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Iperó e Votorantim, sendo Araçoiaba da Serra e Votorantim reconhecidas pelo Ministério do Turismo como Município de Interesse Turístico (MIT) e as outras duas cidades (Iperó e Sorocaba) em fase de análise para tal reconhecimento.

A região turística foi criada em 2017 para atender uma demanda do Ministério do Turismo. Sorocaba se beneficia desta ação pois necessita fazer parte de uma RT para aparecer no Mapa do Turismo Brasileiro e, ao se alinhar com menor número de cidades, é possível identificar objetivos comuns e formatar melhor os atrativos, serviços e produtos turísticos regionais. 

A Região Turística História & Aventuras é formada por cinco municípios que compartilham singularidade em seus aspectos histórico-culturais, em suas belezas naturais e em sua simplicidade do interior, oferecendo ao visitante acesso a importantes fatos da história brasileira, tradições e ao patrimônio natural que marcam a região como polo de história e aventuras, próximo a capital paulista 

Juntas,  se destacam como destinos turísticos históricos e naturais do interior paulista, prezando pela acessibilidade, inovação, sustentabilidade e hospitalidade. Aqui, o visitante tem a oportunidade de experienciar o turismo rural, ecoturismo, se aventurar com esportes radicais, além de conhecer um maravilhoso centro de compras, negócios e eventos.

Conheça a região “História & Aventuras” !

 

Principais Segmentos Turísticos:

Turismo Rural; 

Ecoturismo; 

Turismo Histórico-Cultural; 

Turismo de Negócios e Eventos; 

Turismo de Aventura; 

Turismo de Saúde 

Turismo de Esportes; 

Turismo de Pesca; 

Turismo Náutico

 

Araçoiaba da Serra

Como chegar?

 

O “Esconderijo do Sol” é palco de paisagens emocionantes e únicas, que ficam ainda mais encantadoras vista dos famosos passeios de balão! Com atrativos que contemplam e valorizam as belezas naturais da região, Araçoiaba da Serra é referência no turismo de natureza e de aventura, com destaque para o maravilhoso Morro de Araçoiaba que oferece trilhas e escaladas e nomeia a charmosa cidade, além do lindo Lago Balneário Municipal, ponto de encontro para lazer, eventos, esportes, feiras artesanais e muito mais!

 

Iperó

Como chegar?

A pequena Iperó se faz gigante no quesito riqueza natural e histórica, materializado em seu principal atrativo turístico, a Floresta Nacional de Ipanema! Com ruínas e prédios históricos, o local de relevância nacional abriga o patrimônio arquitetônico único da antiga Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, além das desafiadoras trilhas, atividades de arvorismo e ciclismo, que atraem aventureiros de diversas origens, incluindo cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida devido a adaptação da FLONA.

 

Sorocaba

Como chegar?

Sorocaba tem o gostinho do interior com toda a modernidade da cidade grande. Com infraestrutura urbana exemplar, possui praças, parques e ciclovias que garantem o lazer de seus moradores e visitantes. É um importante município histórico paulista e brasileiro, sendo a antiga Estação Ferroviária um dos edifícios históricos mais representativos da cidade, juntamente com o Casarão de Brigadeiro Tobias, as antigas fábricas têxteis e nossa linda Catedral. A cidade também conta com diversos atrativos culturais, como museus, pinacoteca, e eventos diversos de dança, teatro e música. Seja qual for seu perfil, Sorocaba tem o que você procura!  

 

Votorantim 

Como chegar?

Em comum com as cidades da região, a simpática Votorantim possui belezas naturais inigualáveis, representadas pelo nome da cidade que significa cascata branca, fazendo referência às suas lindas cachoeiras! Votorantim também abriga a importante Represa de Itupararanga com mais de 200 km de margem inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga! Venha conhecer a cidades das águas!

 

 

Nossos Atrativos

 

Floresta Nacional de Ipanema – Iperó

flona

 

                                          

Em Iperó, por exemplo, temos o principal atrativos regional, nossa FLONA Ipanema. A Floresta Nacional de Ipanema fica aberta para visitação de terça-feira a domingo, inclusive aos feriados, das 08h00 às 16h00. Há serviço de guiagem ambiental, obrigatório para as trilhas ecológicas, e programas especiais para escola e grupos da terceira idade. Para saber mais sobre a FLONA Ipanema, acesse: http://turismo.sorocaba.sp.gov.br/destaques/flona-ipanema

 

Represa de Itupararanga – Votorantim

represa

                                                          

A represa está localizada no alto curso do rio Sorocaba, maior afluente do rio Tietê pela margem esquerda, e situa-se na área conhecida por Médio-Tietê. A bacia hidrográfica do rio Sorocaba é a segunda maior do Médio-Tietê, sendo a do Piracicaba a maior. A bacia do rio Sorocaba possui uma área de drenagem de 5.296 km², seu desenvolvimento se faz no sentido Sul-Leste, apresenta um comprimento aproximado de 120 km e uma largura média de 50 km. Para saber mais sobre a represa, acesse: http://turismo.sorocaba.sp.gov.br/destaques/represa-de-itupararanga/

 

Relacionados

+ Informações
+ Sorocaba
+ Turismo
Agenda de Eventos
Atrativos – Arquitetônicos e Religiosos
Atrativos – Culturais
Atrativos – Museus Sorocabanos
Atrativos – Parques e Praças
Cadastur
Conselho Municipal de Turismo – COMTUR
Observação de Aves
RT "História & Aventuras"
Tem + Atrativos