COMTUR – Conselho Municipal de Turismo

O Conselho Municipal de Turismo de Sorocaba – COMTUR, inicialmente ligado à Secretaria de Esportes e Turismo, foi criado em 1990 pelo art. 184 da Lei Orgânica do Município, sendo promulgado pela Lei 5.152 de 26/06/1996. A princípio, apenas consultivo, o COMTUR passou a ser órgão deliberativo, normativo, fiscalizador e de assessoramento à administração pública e aos órgãos de representatividade em 2 de outubro de 2013, através da Lei 10.582. Houve uma reforma administrativa, realizada no início de 2017,  que instaurou o Turismo como pasta da Secretaria de Cultura, fazendo com que se tornasse, então, a Secretaria de Cultura e Turismo. Posteriormente, através do Decreto Nº 24.465, de 9 de janeiro de 2019, instaurou-se a Divisão de Fomento ao Turismo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que é a atual responsável por sua condução, chamada agora de Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR).

O COMTUR é composto por representantes do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil, sendo que seus conselheiros são empossados a cada dois anos, exercendo serviço voluntário, com objetivo de auxiliar e colaborar no desenvolvimento de ações do turismo. Através de um conselho participativo, é possível fortalecer a participação democrática na formulação e implementação de políticas públicas e na continuidade de políticas adotadas pelo setor, independente da troca de gestores, e é essencial para a promoção e estruturação do turismo no município.

Participe das reuniões do COMTUR exercendo seu papel como cidadão sorocabano. As reuniões acontecem mensalmente, normalmente nas terceiras quartas-feiras de cada mês, na Casa do Turista (R. Ana Monteiro de Carvalho, nº 50 – Jd. Santa Rosália. CONFIRA O CALENDÁRIO ABAIXO:

Última atualização: fev/2024

E-mail: prefeitura@sorocaba.sp.gov.br