Catedral Metropolitana de Sorocaba

Catedral Metropolitana de Sorocaba

  • Compartilhe:

A Catedral Metropolitana de Sorocaba, sede da Arquidiocese de Sorocaba, leva o nome de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da cidade.

A Catedral começou a ser construída em 1771 e no mesmo ano chegou de Portugal a imagem de Nossa Senhora da Ponte –  uma curiosidade é que essa invocação de Nossa Senhora, comum no país em que ela foi confeccionada, é única em todo o Brasil. Outro fato que difere na história é que a Catedral de Sorocaba como conhecemos hoje não foi sempre esta, já foram consideradas como Catedral de Sorocaba a antiga Igreja de Santo Antônio (que foi demolida), a Igreja de Sant’ana, junto ao Mosteiro de São Bento e há fatos que comprovam que já foi também na região da Av. Itauvu.

Históricamente, a Catedral teve várias fases de construção, passando por adaptações e reformas. Na primeira fase de contrução, por falta de condições financeiras, a Igreja ficou sem a torre que não pode ser construída. Em 1812 as obras foram reiniciadas, vindo de Santos vários construtores, foi uma das primeiras obras em alvenaria da cidade. No mesmo ano foi colocada a abobada e a cruz de bronze, com hastes e bandeira. Entre 1836 e 1839 reergueram suas paredes laterais. Inaugurou-se também o relógio, que foi adquirido no Rio de Janeiro, e funciona atualmente na Igreja de São Carlos Borromeu. No século XIX o Monsenhor João Soares do Amaral fez mais uma reforma na Igreja. Neste período, a Matriz se transferiu para a Igreja de Santo Antônio, que existia no Largo do mesmo nome, hoje chamado de Nicolau Scarpa. Em 13 de janeiro de 1924, a atual Catedral foi consagrada por Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo. Aproximadamente em 1946 a Igreja foi novamente reformada, recebendo novos sinos, fundidos em Sorocaba, sendo um grande, um médio e dois pequenos, que repicavam em festas e celebrações. Também foi nessa ocasião que se colocou o relógio que até hoje funciona. Ao contemplar a fachada, pode-se observar que estão os quatro Evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João, e também dois anjos, o da Salvação e o do Silêncio, ambos doações de famílias sorocabanas que dizem muito da história da Catedral Sorocabana e do catolicismo. 

ENDEREÇO 

Praça  Cel. Fernando Prestes, S/Nº – Centro 

HORÁRIO EM QUE FICA ABERTA 

Segunda à sábado – das 07h às 19h  | Domingo – das 07h às 13h e das 17h às 21h  

HORÁRIO DAS MISSAS

Segunda à quinta: 12h e 18h15

Sexta: 12h; 15h e 18h15

Sábado: 12h e 17h

Domingo: 08h; 10h; 12h; 18h e 20h

CONTATO

(15) 3233-3233

Última atualização: jun/2018

Relacionados

Centro, Sorocaba - SP, 18010-000
+ Informações
+ Sorocaba
+ Turismo
Agenda de Eventos
Atrativos – Arquitetônicos e Religiosos
Atrativos – Culturais
Atrativos – Museus Sorocabanos
Atrativos – Parques e Praças
Cadastur
Conselho Municipal de Turismo – COMTUR
Observação de Aves
RT "História & Aventuras"
Tem + Atrativos