Revelando a Região Metropolitana de Sorocaba

Revelando a Região Metropolitana de Sorocaba

  • Compartilhe:

Nos dias 20 e 21 de outubro aconteceu, no Parque “Carlos Alberto de Souza” – bairro Campolim, a primeira edição do Revelando a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). 

O evento reuniu mais de 15 municípios da região – Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cesário Lange, Cerquilho, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Votorantim e a Rota dos Bandeirantes (com Itu, Salto, Porto Feliz e São Roque). Com o intuito de atrair os visitantes para suas cidades, cada uma trouxe um pouco de sua cultura, que foram representadas através dos seus artesanatos, gastronomia e apresentações artísticas. E teve atração para os pequeninos também, um espaço kids com direito a balão pula-pula, cama elástica, jogos de tabuleiro e pintura dos atrativos de Sorocaba.

O evento, que durou o dia todo, reuniu um público de cerca de 1 mil pessoas. No sábado à noite ocorreu a abertura oficial do evento com a presença do Prefeito de Piedade e Vice-presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), José Tadeu de Resende; o Secretário de Cultura e Turismo de Sorocaba, Werinton Kermes; o Vereador e presidente da Frente Parlamentar do Desenvolvimento do Turismo da RMS, Luis Santos; o Delegado Regional do Turismo de São Paulo e Vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Orailson Pereira; o Diretor de Turismo de Lapa (PR), Márcio Assad; e a Chefe de Divisão de Fomento ao Turismo de Sorocaba, Daniele Leite. Já no domingo, o evento contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Mairinque, Manoel Justo e a Vereadora Iara Bernardi.

Das apresentações, o sábado iniciou animado com a Bateria Municipal Batuque das Rosas, de Cerquilho. A banda é um projeto da Prefeitura Municipal de Cerquilho e integra ações do Fundo Social e da Secretaria de Esportes, Turismo, Lazer e Juventude. Surgiu com o intuito de fortalecer os vínculos familiares através da música e conta com a participação voluntária de instrumentistas já experientes do município que, em conjunto com os mestres, auxiliam aos demais alunos na iniciação musical.   

Pela tarde, o município de Porto Feliz trouxe a Corporação Musical Bandeirantes Portofelicense. Fundada em 1932, possui 30 integrantes, e apresenta músicas tradicionais, dobrados de marchas militares e repertório de músicas sinfônicas. Em 2016, alcançou o 3º lugar no Mapa Cultural Paulista. 

A abertura oficial do evento foi contemplada com apresentação da Banda Marcial de Sorocaba, e para fechar com êxito o sábado, apresentou-se o cantor sorocabano Renan Valentti. 

O domingo começou animado com apresentação do grupo de Sorocaba Entre Amigos, fundado em 1985 pelo violinista Augusto Arruda. O conjunto busca resgatar os clássicos da música popular brasileira e valorizar sua importância. Seus integrantes são: Augusto Arruda (violão), Manoel Moreno (bateria), Júlio Augusto (acordeon), Joaquim Rodrigues (violão), Gustavo Arruda (violão), Carlos Augusto (violão) e José Carlos Motta (contrabaixo), com a participação de diversos cantores. 

Na parte da tarde, o grupo de dança gaúcha de Pilar do Sul, Tropeiros da Nascente, encantou a todos. O grupo surgiu com o objetivo de resgatar a herança de história e cultura deixada pelos Tropeiros, que percorriam o Caminho das Tropas. Na arte da dança, trouxeram a identidade do povo e sua regionalidade formada, dançando não pelo resgate, mas pela preservação da cultura gaúcha. 

Na sequência, apresentou-se a banda Velha Guarda de Mairinque, trazendo os clássicos de rock nacional e internacional ao público. A banda, formada por Fabiano Dias (guitarra), Diego Gama (baixo), Diego Barbosa (bateria) e Sérgio Fernandes (vocalista), surgiu em 2018. 

Finalizando as apresentações de domingo, encerrando com chave de ouro a primeira edição do evento, houve apresentação do Grande Encontro com: Carlos Madia, Teresa Baddini, Eraldo Basso e Robson Silvestrini.

Toda a diversidade cultural apresentada no Revelando encantou os participantes e visitantes gerando aprovação do projeto por parte de muitos representantes dos municípios, que demonstraram interesse em realizar outras edições em suas cidades, então fique atento pois a próxima edição pode acontecer mais pertinho de você! 

Última atualização out/2018