Palácio dos Tropeiros

Palácio dos Tropeiros

  • Compartilhe:

O Palácio dos Tropeiros é sede do Poder Executivo de Sorocaba, inaugurado em 15 de junho de 1981. Localizado na Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, nº 3.041 – Alto da Boa Vista, o Paço Municipal foi construído a partir do final de 1978, durante a gestão do prefeito José Theodoro Mendes, ocupando uma área total de 146 mil m². Seu nome homenageia o importante ciclo histórico do Tropeirismo, sendo um importante ponto turístico da cidade.

O projeto arquitetônico, escolhido por meio de concorrência pública, foi concebido pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete, uma referência até os dias atuais, por suas linhas modernas e arrojadas. O traçado foi inspirado em uma parábola, imaginada em ritmo crescente do 1º ao 6º andar do prédio, simbolizando o crescimento futuro do município.

Construído em concreto e vidro, o Palácio dos Tropeiros tem seis andares. Os quatro primeiros são ocupados por secretarias municipais. O quinto andar abriga um Mirante, com vista para a cidade e que é aberto ao público de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00 horas (gratuito). No 6º andar fica o Gabinete do Prefeito.

O lago em frente à Prefeitura surgiu aproveitando-se uma nascente de água. Além de embelezar, as águas mantêm a umidade e a temperatura do local, abrigando carpas, tilápias, marrecos, patos, gansos e cisnes. O jardim e o estacionamento preservam árvores da flora nativa do Cerrado, como ipês.

O Palácio dos Tropeiros situa-se próximo ao lendário Peabiru, caminho indígena que atravessava a América do Sul. O terreno foi doado pela Prefeitura à Associação Protetora dos Insanos de Sorocaba para ser construído um hospital. A entidade, posteriormente, cedeu parte do terreno para o Jockey Club de Sorocaba.

Em 1976, a Prefeitura retomou o terreno, com a intenção de implantar um Centro Administrativo, que ficava próximo ao então distrito do Éden e a Zona Industrial, que começava a se formar. O local fica em um ponto bem alto próximo ao Centro, permitindo uma visão ampla da cidade.

Nos primeiros anos de Sorocaba, o governo era exercido pela Câmara Municipal, com as mesmas funções do Prefeito. Baltazar Fernandes, o fundador de Sorocaba, foi o seu primeiro governante. Abriu ruas e praças, construiu as duas primeiras igrejas e o primeiro prédio da Câmara, que ficava na esquina entre a Rua São Bento e a Barão do Rio Branco.

Anos depois, a Câmara construiu um grande sobrado na esquina da Rua São Bento com a Rua Padre Luiz (atual central dos Correios) para sua sede e da Cadeia. Permaneceu neste local entre 1862 a 1930, quando foi transferida para o antigo Teatro São Rafael. Depois de reformado, este prédio sediou o Poder Executivo até a inauguração do atual Paço Municipal, em 1981.

Ao longo dos anos, a área do Palácio dos Tropeiros recebeu outras melhorias, como a construção do Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, a Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”.

Anos depois da sua construção, o Palácio dos Tropeiros se confirmou como marco do desenvolvimento de Sorocaba. Hoje em dia, a região do Alto da Boa Vista abriga inúmeros empreendimentos residenciais, industriais e comerciais, veículos de comunicação, o Fórum de Sorocaba, o Fórum Trabalhista, a Receita Federal, a Delegacia Regional do Trabalho, a Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o clube de campo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, entre outros serviços.

O local se encontra no Parque do Paço e em sua volta há o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal e a Câmara Municipal.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (prédio)

De segunda a sexta: das 08h00 às 17h00

Site: Prefeitura Municipal

Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, 3041
       Alto da Boa Vista - Sorocaba - SP
       18013-280
(15) 3238-2100