Floresta Nacional de Ipanema

Floresta Nacional de Ipanema

  • Compartilhe:

Criada no dia 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.

Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua criação inseriu-se no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92 e seu aniversário de 20 anos coincide com a Conferência Rio+20. A missão da Flona de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.

Abrigando hoje cerca de 69 espécies de mamíferos, 343 espécies de aves, 27 espécies de répteis, 36 espécies de anfíbios e 37 espécies de peixes, a heterogeneidade ambiental da Floresta Nacional de Ipanema ganha maior importância por se situar numa área de tensão ecológica, entre Cerrado e Mata Atlântica.

A Flona também guarda testemunhos da história, com sítios arqueológicos anteriores à chegada dos colonizadores, que estão protegidos pela mata densa do Morro Araçoiaba, um fenômeno geológico, de formação vulcânica, com grande diversidade mineral, sendo a magnetita o minério predominante e utilizado para a fabricação de ferro na Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, criada por D. João VI, em 1810, mas conhecida desde o século XVI, quando a expedição de Afonso Sardinha e seu filho resultou na construção de duas forjas, em 1589, reconhecidas pela Associação Mundial de Produtores de Aço como a primeira tentativa de fabricação de ferro em solo americano.

Aberta ao público desde 1998, as atividades de visitação realizadas na Flona de Ipanema têm nos fatos históricos seu principal eixo temático, e normalmente são associadas às visitas aos monumentos do Sítio Histórico. Essas atividades são complementadas com percursos de caminhadas em trilhas naturais, sobretudo na Mata Atlântica, e de recreação na área de lazer, onde podem ser encontrados quiosques, playground e um circuito de arvorismo (atualmente fechado para manutenção).

Desde 2009 a Flona de Ipanema abriga as instalações da Academia Nacional da Biodiversidade – Acadebio, cuja ideia era defendida há anos pelos servidores e que somente se concretizou com a criação do ICMBio.

 

INFORMAÇÕES

A Floresta Nacional de Ipanema fica aberta para visitação de terça-feira a domingo, inclusive aos feriados, das 08h00 às 16h00.

Há serviço de guiagem ambiental, obrigatório para as trilhas ecológicas, e programas especiais para escola e grupos da terceira idade. Às visitas podem ser agendadas pelo telefone (15) 3266-9099.

Os acessos são a saída 99 B da Rodovia Castelo Branco ou o KM 112 da Rodovia Raposo Tavares. Localizada em Iperó, a Flona de Ipanema faz divisa com Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto.

 

RECOMENDAÇÕES

A Floresta Nacional de Ipanema trabalha para demonstrar a viabilidade do uso múltiplo e sustentável dos recursos naturais.

Para tanto, observa as normas internas:

  • não espalhe lixo: use os recipientes próprios;

  • não colete frutos, sementes ou plantas;

  • não se aproxime de ninhos de aves ou animais;

  • não fume; e não acenda fogueiras;

  • não piche em pedras, árvores e monumentos.

Conhecer a riqueza da natureza e da história na Floresta Nacional de Ipanema é um privilégio. É preservar esse patrimônio natural e histórico é dever de todos. Venha nos visitar e divulgue-nos.

 

SP - 270 (Rodovia Raposo Tavares), KM 112
       Estrada Fazenda Ipanema, Araçoiaba da Serra - SP
       18190-970
(15) 3266-9099