Jardim Botânico Irmãos Vilas Bôas

Jardim Botânico Irmãos Vilas Bôas

  • Compartilhe:

O Jardim Botânico de Sorocaba foi inaugurado em março de 2014, e conta com uma área de 70.000,00 m² que engloba fragmentos de vegetação de transição entre cerrado e mata atlântica. O local está estruturado para ser um importante centro de conservação da biodiversidade e cumprir com eficiência as funções de educação para desenvolvimento sustentável, pesquisa, conservação, lazer e cultura. Dispõe de um palacete de cristal que abriga coleções de plantas e exposições, com jardins composto dos temas Cerrado, Floresta Tropical, Jardim Árido e Jardim Japonês. Há também um jardim sensorial de plantas medicinais, um orquidário, que foi construído com tijolos de demolição, ferragens reaproveitadas e bambu, e possui um roseiral em formato de sol. No jardim botânico de Sorocaba também pode-se encontrar um espaço para estudos científicos, na identificação de espécies vegetais (herbário) e pesquisa bibliográfica (sala de leitura). A entrada é gratuita.

ESPAÇOS

  • ORQUIDÁRIO: Construído com tijolos de demolição, peças metálicas reaproveitadas e bambu e que abriga diversas espécies de orquídeas.

  • ROSEIRAL: Em formato de Sol, com 12 raios, abriga 27 variedades de rosas.

  • BOSQUE ARRANHA-GATO: Espaço a céu aberto sob a copa das árvores para realização de ações educativas.

  • MIRANTE: Ambiente perfeito para contemplar às belezas naturais, a vegetação e o relevo do local, tendo uma visão privilegiada de Sorocaba, do Morro de Araçoiaba e da Serra de São Francisco.

  • PALACETE DE CRISTAL: Espaço para abrigar coleções de plantas, além de exposições e eventos.

ENDEREÇO

Rua Miguel Montoro Lozano, nº 340 – Jardim Iguatemi | CEP: 18085-767

CONTATO

(15) 3235-1130

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a domingo: das 9h00 às 17h00

 

 

Rua Miguel Montoro Lozano. 340
       Jardim Dois Corações - Sorocaba - SP
       18085-761
(15) 3235-1130
jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br